A cirurgia correção dos desvios do septo nasal, mais conhecida como septoplastia, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo consertar os desvios do septo nasal que interferem na função respiratória, pois as estruturas ósseas que separam as cavidades nasais podem estar deslocadas, torcidas ou recurvadas.
Esta desordem conhecida como desvio de septo pode ocorrer de forma congênita ou adquirida como resultado de lesões na cabeça ou trauma na face.
O que é a Cirurgia Correção dos Desvios do Septo?
A cirurgia correção dos desvios do septo é recomendada quando os sintomas respiratórios decorrentes do desvio do septo são mais intensos, tais como o ronco e a obstrução nasal, ou quando há função diminuída das fossas nasais.
A técnica consiste em recolocar o septo para uma posição anatômica correta, realinhando-o.
Como Funciona a Cirurgia Correção dos Desvios do Septo?
Essa cirurgia é realizada em regime ambulatorial (seja em hospital ou clínica) e, geralmente, com o paciente consciente e sob anestesia local, rara vez sendo necessária anestesia geral.
O tempo médio para a cirurgia é em torno de meia hora. Durante o procedimento é necessário ampliar o nariz e remover a cartilagem e o osso que estão desviados. Então, é realizada a sutura da abertura existente entre o septo.
Vantagens da Cirurgia Correção dos Desvios do Septo
- Mais área respiratória para a passagem de ar;
- Diminuição das crises de sinusite;
- Redução do ronco;
- Redução da produção de muco;
- Melhora a olfação;
- Melhora na hidratação das fossas nasais;
Atualmente, é possível realizar a septoplastia com conhecimento e segurança, aproveitando ao máximo os benefícios trazidos pela cirurgia.
Se você está querendo fazer uma cotação para septoplastia, visite a Spíndola Cirurgia Plástica.