A aplicação de toxina botulínica para bruxismo é um tratamento cada vez mais solicitado, sendo a forma mais eficaz para controlar a força muscular do maxilar, diminuindo assim o ato de apertar ou ranger os dentes.
Esta técnica, também conhecida como clinica de ranger e apertar os dentes, tem como objetivo tratar a pressão muscular dos maxilares e reduzir a dor e o desconforto causado por este hábito.
O que é a aplicação de toxina botulínica para bruxismo?
A aplicação de toxina botulínica, também conhecida como toxina do Botox, é um procedimento médico realizado para bloquear os nervos responsáveis pela contração da musculatura da face.
A toxina do Botox é injetada nos músculos da região da face, onde atua para relaxar esses músculos e assim reduzir a força de apertamento e ranger dos dentes.
Como funciona a aplicação de toxina botulínica?
Na aplicação de toxina botulínica para bruxismo, o médico especialista aplica pequenas quantidades da toxina do Botox nos músculos responsáveis pela atividade de apertar e ranger os dentes, bloqueando assim temporariamente os impulsos nervosos enviados para essa área.
Assim, durante esse período os músculos relaxam e não há contração muscular, o que acaba por evitar o ato de ranger os dentes.
Vantagens da aplicação de toxina botulínica para tratamento do bruxismo
- Alívio imediato dos sintomas, como dores e desconfortos;
- Redução do apertamento ou ranger dos dentes;
- Tratamento de curta duração;
- Repetição raramente necessária;
- Não invasiva;
- Sem efeitos colaterais graves.
A aplicação da toxina botulínica para tratamento do bruxismo traz resultados significativos para quem sofre deste distúrbio. Por isso, se você deseja tratar o bruxismo, procure uma empresa de referência, como a Spíndola Cirurgia Plástica.
Para saber mais sobre o tratamento e agendar uma avaliação, entre em contato conosco.